Câmara Municipal de Quinta do Sol
conteúdo do menu

Câmara Municipal de Quinta do Sol

conteúdo principal
conteúdo principal

História

 Por volta de 1949, chegaram à região como pioneiro Pedro Miguel e Pedro dos Santos com as respectivas famílias, dedicando-se à cultura das terras férteis situadas no vale do Ivaí, onde seria construída a Vila de Quinta do Sol.
 
Com a notícia da fertilidade das terras, a abundância de madeira de lei e o início da colonização, foram atraídas ao local novas famílias em sua maioria de origem portuguesas, entre as quais as de: Joaquim Alves Bezerra, José Antônio, Raimundo da Silva, Geraldo Gomes Ferreira, Antônio Alves da Costa, Otávio Miranda Pinto, Benedito Alves, Elias Alves Cordeiro, Sebastião Alves de Azevedo, Joaquim Sebastião Pinto, vindos de diversas regiões do país
 
Em pouco tempo, a região tornou-se famosa pela suas excelente produção de hortelã e rami.
 
Com relação ao topônimo supõe-se ter originado como homenagem dos fundadores, ao povoado de Quinta do Sol, existente em Portugal. Entretanto, segunda a tradição popular conta-se que houve um longo período sem sol, o qual apareceu somente numa quinta feira, dando assim origem ao nome da Vila em formação.
Formação Administrativa
 
Distrito criado com a denominação de Quinta do Sol, pela lei estadual n.º 2914, de 29-10- 1956, subordinado ao município de Campo Mourão.
 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Quinta do Sol, figura no município de Campo Mourão.
 
Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, o distrito de Quinta do Sol, foi transferido do município de Campo Mourão, para constituir o novo município de Fênix.
 
Elevado à categoria de município com a denominação de Quinta do Sol, pela lei estadual nº 4778 de 29-11-1963, desmembrado do município de Fênix. Sede no antigo distrito de Quinta do Sol. Constituído do distrito sede. Instalado em 14-12-1964.
 
Pela lei estadual nº 5695, de 08-11-1967, é criado o distrito de Irapuan e anexado ao município de Quinta do Sol.
 
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Quinta do Sol e Irapuan.
 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Transferência distrital
 
Pela lei estadual nº 4245, de 25-07-1960, transfere o distrito de Quinta do Sol do município de Campo Mourão para o de Fênix.
Povoamento
 
Um dos fatores que mais arraigaram as famílias nas regiões norte e noroeste foi a cultura de café, que cresceu assustadoramente nas décadas de quarenta e cinqüenta. Com o fascínio do plantio da rubiácea vieram as cidades, umas após outras, nelas, juntaram-se famílias de agricultores e comerciantes, ajudando a fazer um Paraná moderno.
 
Em Quinta do Sol não foi diferente. Por volta de 1949, chegaram à região Pedro Miguel e Pedro dos Santos. Estes pioneiros trouxeram suas famílias e dedicaram-se à agricultura, principalmente o café. Com a notícia da fertilidade do solo, a abundância de madeira de lei e o início da colonização, foram atraídos ao local dezenas de outras famílias, em sua maioria de origem portuguesa, dentre os quais se destacaram Archimedes Aligiere da Ross, Lucílio Marco Trindade, Antonio Lázaro da Costa, Oswaldo Silva, Marcelino Fernandes, Paulo Martins Neto, Nabor Miguel, entre outros.

Página Atualizada em: 08/08/2023 10:24:11

O site da Câmara não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo